segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sintra

Câmara Municipal de Sintra
Câmara Municipal de Sintra

Neste domingo, decidimos visitar Sintra, uma vila repleta de palácios, que fica próximo à Lisboa. A região e serra de lá são habitados desde tempos remotos, sendo conquistada dos Mouros para Portugal em 1147. Os principais pontos turísticos são o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional de Sintra.

Ir à Sintra a partir de Lisboa é muito fácil e barato. A passagem de comboio custa € 1,65 e o mesmo valor custa o retorno. Chegando lá, logo avistará um Posto de Informações Turísticas onde são fornecidos mapas e informações sobre Sintra.

Como os lugares ficam relativamente distantes uns aos outros, vale a pena pagar 4 euros pelo ônibus, sendo que o passe vale para o dia todo.

Castelo dos Mouros
Palácio Nacional de Sintra

Nossa primeira visita foi ao Palácio Nacional de Sintra, já que a entrada era gratuita até as 13 horas no domingo. O palácio começou a ser construído no século XV e chama atenção pelas duas altas chaminés da cozinha. Na visitação pode-se conhecer as salas do palácio e a mobília da época. Veja mais fotos aqui.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

Depois, pegamos o ônibus e partimos em direção à montanha onde fica o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena. Ficamos um pouco em dúvida por causa dos preços, mas optamos em comprar o passe para visita total no castelo e no palácio, que custa 10 euros. Entramos, então, no Castelo dos Mouros. Do castelo têm-se uma vista belíssima, onde se avista toda a região. Além de entrar em contato com esse ambiente histórico, as muralhas e torres também garantem boas fotos! Veja algumas aqui.

Palácio da Pena
Palácio Nacional da Pena
Após, seguimos de ônibus para o luxuoso Palácio da Pena. O palácio foi construído sobre as ruínas de um convento e foi usado com freqüência pela família real no século XIX. É possível conhecer os aposentos reais, com móveis da época e todo o luxo da família real. Os quartos são todos muito decorados e alguns inclusive possuem paredes e teto recobertos de tecidos.

Para finalizar, voltamos à vila de Sintra e não poderíamos deixar de provar os famosos Travesseiros da Piriquita e as Queijadas de Sintra, que estão me motivando a retornar à Sintra tanto quanto os Palácios!

Enfim, quem visitar Lisboa, não deve deixar de conhecer Sintra!

4 comentários:

Ivan Linhares Martins disse...

O passei pelo castelo dos mouros eh mto bom mesmo. Qdo tive lá tinha um cidadão tocando uma flauta e dava um bom espetáculo tbém.

Agora esse doces todos aí deu até água na boca. t+

Fabiano Franz disse...

Travesseiros da Piriquita?!
Um abraço!

Ezequiel Conte disse...

Ivan, dessa vez não tinha ninguém tocando... eu vi um cara tocando uma viola no castelo de São Jorge aqui em Lisboa. Dava um clima todo medieval mesmo :)
Abraço

Ezequiel Conte disse...

Fabiano, é isso mesmo hehehe
uma amiga minha tirou umas fotos deles, qndo eu pegar elas eu boto aqui no blog.
Esses doces apareceram naquela reportagem sobre Portugal do globo reporter.

Abraçao!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar